O Sudoku De Pactos Complica O Desbloqueio Da Investidura

As combinações são inesgotáveis. A partida foi aberto mais do que nunca. Os socialistas pressionam forte Cidadãos nessas horas que entram para jogar com eles. A equipe de Albert Rivera ouvir as ofertas, há conversas cruzadas constantes, porém parece decidido a continuar sua competição dentro do bloco de direita. Isso sim, de imediato com um à busca de solução pra assumir a prefeitura de Madrid, que neste momento solicitou ao PP. Todos jogam muitas bandas, e Cs bem como utiliza as propostas socialistas para subir o seu preço nas mesas com o PP.

Todos os negociadores estão prontos pra saltar no momento em que o adversário cometa erros. Só em Barcelona, com a jogada de Manuel Valls —que rejeita Rivera— e em Aragão parecem ter quebrado esses blocos. Nesta comunidade Cs sim apoiaria o socialista Javier Lambán, com o pretexto de que é o barão mais crítico com Sánchez. A vasto dúvida é Castela e Leão. Lá se vai jogar até o final.

PSOE, todavia tem 2 problemas. Um, que essa decisão e não a toma-lo, contudo a direção nacional. E dois, que o PP está lhe explicando que sim a tudo que você pede, não quer deixar margem pra sair com o PSOE”, explica um dirigente de Cidadãos. Mas os socialistas continuam tentando e podes haver surpresas.

  • 5 Museus históricos
  • dois de julho: constituição da Comissão
  • 2013 – 2017[editar]
  • Colégio de Ginecologia e Obstetrícia de Leão, A. C
  • quinze de novembro: Sony lança teu novo console no mercado, o PlayStation 4.[89][90]
  • Washington, Booker T. The Atlanta Cotton States Exposition Address (1895)

Cada movimento tem decorrências. Pro PSOE, ganhar uma comunidade pode ter sentido de perder dois votos pra investidura, como ocorre em Navarra. Como em um sudoku, cada número condiciona os além da medida. O PSOE está com a finalidade de mandar a oposição à Coligação Canária, um sucesso político depois de 26 anos. Tudo depende de Associação Socialista Gomera, uma cisão do partido socialista que, com seus 6.000 votos e 3 lugares escolhe se prefere o Executivo pra esquerda ou para a direita.

Mas governar lá não é sem qualquer custo. Como reação, Coligação Canária não está disposto nem sequer a abster-se na posse de Sánchez em Madrid, mas depois sim poderia negociar lei a lei. Tudo é um jogo de vetos cruzados. CC diz que se o PSOE existe um acordo, nós Podemos, mesmo que seja apenas programático, eles votam não a Pedro Sanchez. Mas não Podemos não há investidura possível.

Os independentistas catalães, supostamente, não entram em nenhum jogo. Mas se as coisas continuarem desta maneira, a tua abstenção será imprescindível. Se não corresponde a solução navarra e Coligação Canária ainda não, Sánchez tem 173 síes potenciais em frente a 174 noes possíveis de PP, Cs, Vox, UPN, ERC, JxCAT e Bildu. Os 3 deputados presos de JxCAT não cederão seu espaço e, na prática, funcionam como abstenções.

Mas não são suficientes. Mesmo que Oriol Junqueras, eleito eurodeputado, não pare a tua cadeira, finalmente, teria um 173-173 e Sánchez assim como não seria investido. O socialista poderia atingir a investidura com a abstenção dos 4 deputados do Bildu, um assunto que apavora A Cidade, ou com a abstenção de DRC ou JxCAT, uma coisa que também estão tentando impedir os estrategistas de Sánchez. Em vista disso insistem em pressionar a Cidadãos e PP para que se abstenham e impossibilitem que o Governo depende de um voto de independência.

Sánchez deixou atravessar o tempo para que aumente a pressão social e mediática, entretanto alguns o PSOE e Unidas Podemos começam a temer o risco de esticar muito dessa corda. Antes de aparecer à repetição de eleições, um contexto que ninguém prevê, de forma realista, conseguem acontecer várias coisas.

“Se repetem eleições será por Sánchez e seus parceiros, não desejamos fazer o trabalho através da oposição”, comentou Rivera, transformando-se em saúde. Esta semana começa o jogo de verdade. Terça-feira, no momento em que se instituir a Assembleia de Madrid, se irá ver se PP, Cs e Vox chegaram a um acordo, que marcará todos os outros acordos ou deixar que possa ser o partido socialista que preside o órgão-chave. Nesse mesmo dia se reúne Sánchez com Pablo Iglesias, Pablo Casado e Albert Rivera. E o sábado são postos à prova os blocos visto que são decididos todos os municípios no mesmo dia. A partir daí, tudo será em cadeia. Os negociadores dizem que neste momento está tudo bastante claro. Mas as surpresas tornaram-se a norma de uma política fragmentada e imprevisível.