Os primeiros arranha-céus, foram uma série de edifícios altos, para usos comerciais, construídos entre 1884 e 1939, principalmente nas cidades americanas de Nova York e Chicago. A primeira década do século XX viu surgir uma nova onda pela construção de arranha-céus, devido a uma maior procura de espaço de escritório para acomodar os trabalhadores de colarinho branco.
Os avanços da engenharia fizeram menos difícil de construir e habitar edifícios mais altos. No tempo de entre-lutas, os arranha-céus se propagaram a quase todas as grandes cidades dos Estados unidos e bem como começaram a ser formadas em outros países ocidentais.
O progresso econômico de 1920 e a especulação imobiliária incentivaram uma onda de novos projetos de arranha-céus em Nova Iorque e Chicago. Os primeiros arranha-céus surgiram nos Estados unidos, como efeito do crescimento econômico, da organização financeira das empresas americanas e do emprego intensivo do solo urbanizável.
a Nova York, foi um dos lugares de construção dos primeiros arranha-céus, sendo um porto marítimo chave na ilha de Manhattan, a respeito da costa leste dos Estados unidos. Como resultado de sua história colonial, o solo urbanizável de Nova Iorque, estava dividido em pequenas parcelas de terra com só solares grandes.
No decorrer da primeira metade do século XIX, se tornou o centro nacional de finanças americanas e os bancos do distrito financeiro de Wall Street competiam ferozmente com as entidades inglesas pelo domínio internacional. Inglaterra. Nova York não tinha restrições em altura dos edifícios, no entanto foram desenvolvidos edifícios de pouca altura, pelo menos, até 1865, transformando as igrejas em um dos prédios mais altos da cidade. Mais pro oeste, a cidade de Chicago, tornou-se assim como um território de destaque na construção dos primeiros arranha-céus.
Chicago se tornou o centro ferroviário do Oeste americano e a primeira cidade de trocas para os territórios emergentes, famosa na sua cultura comercial. Considerava-Se contrário das algumas cidades da costa leste e se orgulhava de teu crescimento a uma cidade vibrante.
em 1870, Chicago tornou-se o principal centro financeiro do Oeste, no entanto em outubro de 1871, um enorme incêndio destruiu o centro da cidade, construído com madeira. Esses fatores incentivaram a construção de edifícios mais altos, com projetos inovadores, que ao aproximado que Nova York, agrupavam negócios e serviços diferentes em um único edifício. A construção parou e o valor dos imóveis caiu. A recuperação econômica fez com que a construção de edifícios de superior altura fora de novo uma opção financeira atraente, estabelecendo-se desta forma, algumas das pré-condições pro desenvolvimento do arranha-céus. O surgimento de arranha-céus foi possível graças ao surgimento de inovações tecnológicas no decorrer dos anos centrais do século XIX. Uma destas inovações foi a suporte de ferro.
- Os transportes públicos com trilho reservado ou subterrâneos não sofrem de dificuldades de atolamentos
- 13:13 alfonso_plata ->Pode COMPLICARLE A Vida AO real MADRID, O BORUSSIA
- 2 Versão espanhola de UBL, baseada no CCI
- Enfermagem em Saúde Ocupacional[20]
- O Clube Social e Esportivo Cosme Argerich: conta com quadras de futebol, tênis e basquete
Em 1860, alguns engenheiros franceses obtiveram com o uso de vigas pré-fabricadas feitas de ferro forjado para a construção de edifícios suportados por estruturas internas de metal. Essas estruturas eram mais fortes do que a alvenaria convencional e permitiam paredes mais finas. A metodologia foi descrita extensivamente em revistas de engenharia e é utilizada a princípio pra criar armazéns. O emprego destas estruturas pra edifícios altos levava para expô-los aos possíveis efeitos devastadores do vento. Como conseqüência, teve que usar suportes anti-vento, possibilitados pelo trabalho de Augustin-Jean Fresnel que elaborou as equações de cálculo de cargas e momentos em edifícios de grande porte.
Os edifícios com estrutura de metal eram também especificamente vulneráveis ao fogo, e que exigiam uma proteção contra incêndios específica. Os edifícios altos e pesados como os arranha-céus assim como exigiam alicerces mais resistentes do que os utilizados nos edifícios mais leves. Os primeiros edifícios tinham, tipicamente, os seus alicerces repousando sobre isto escombros, que estavam, por sua vez, depositados sobre uma camada macia chamada de resíduo.