Ainda que as autoridades iniciaram uma investigação para clarificar os detalhes, o caso foi arquivado no começo da Transição e nunca se esclareceram todos as situações. Em junho de 1973, o general Franco nomeou como presidente do governo ao máximo seu homem de confiança, o almirante Luis Carrero Blanco. O planejamento e a execução do atentado foi contada por causa de seus próprios algozes em um livro publicado em Hendaya no ano seguinte com o título Operação Ogro. Como e por que executamos pra Carrero Branco.
O grupo de três etarras que levaria a cabo o atentado é chamado de comando Txikia por o nome de um dirigente da ETA morto a tiros pela polícia. O comando o integravam Jesus Zugarramurdi, Kiskur, José Miguel Beñarán, Argala, e Javier Larreategi, Atxulo. Os preparativos começaram mais de um ano antes. Segundo os testemunhos recolhidos pelo jornalista Luis R. Aizpeolea, tudo começou com muitas viagens de Argala a Madrid, em 1972, onde entrou em contato com Eva Forest, esposa do dramaturgo Alfonso Sastre, ambos dissidentes do Partido Comunista de Espanha. Argala, que em 1970, escavou nas proximidades da prisão de Burgos outro túnel para tentar libertar os presos etarras”.
- Vinte fevereiro, 2017 às 2:22 pm
- Manobras fora dos footstraps. Não está em contato com a tabela de forma eterno
- Guy de Bedoyere. The Discovery of Penicillin (em inglês). Postado por Evans Brothers, 2005
- 4 Força a respeito os equipamentos ferromagnéticos
- 2 Expansão no universo árabe
- 3 Dados científicos
- Diclofénamide (OS: DCF)
No túnel da rodovia Claudio Coello de Madrid colocadas três cargas anti-tanque, equivalente a cinqüenta quilos de dinamite para estourar quando passasse o veículo oficial do almirante Carrero Blanco, depois de assistir à missa. Em compensação, a tua perpetuidade à frente do Governo e ao serviço de D. Juan Carlos permitia abrigar a expectativa de um trânsito gradual do franquismo à Monarquia, como o apoio a Washington. Na manhã de vinte de dezembro de 1973, como costumava fazer todos os dias, antes de dirigir-se pra sede da Presidência do Conselho de Ministros, Carrero Blanco foi a ouvir missa na igreja de São Francisco de Borja.
Após a celebração religiosa voltou a subir para o teu carro oficial. Quando circulava pela rodovia Claudio Coello, por volta das 09:27, os terroristas da ETA ativaram as cargas explosivas em que momento o veículo passou por cima da zona assinalada com um carro estacionado por os etarras. O etarra Jesus Zugarramurdi, Kiskur, havia dado um sinal a José Miguel Beñarán, Argala, que, enviado a uma escada, e camuflada com um macaco de eletricista, detona as cargas explosivas. Kiskur e Argala saem correndo em direção à via, junto a Diego de Leão, onde os espera ao volante de um carro Javier Larreategi, Atxulo.
A teoria da explosão de gás pareceu plausível para algumas pessoas, pois no ano anterior tinha havido uma em Barcelona, que provocou 18 falecidos, e também outros imprevistos iguais. O intuito do atentado, segundo indicava o comunicado, era assim como estimular as divisões desta maneira existentes no seio do regime franquista entre os “aberturistas” e os “puristas”. A execução em si tinha um alcance e objectivos clarísimos.
A partir de 1951 Carrero ocupou praticamente a chefia do Governo no Regime. Carrero, simbolizava mais do que ninguém a figura do “franquismo ” puro”. O atentado provocou um profundo embate a respeito da categoria dirigente como pela oposição anti-franquista e pela posição pública portuguesa, pra implicações políticas que tinha. “Não explode o pânico, entretanto instala-se o pânico. E o silêncio”, e “nos círculos do poder há estupor, essencialmente estupor”, escreve Vitória Prego. O dia do atentado, o general Franco tinha gripe e estava com febre.
Pra 11 da manhã, o general Franco obteve a ligação do presidente em funções Torcuato Fernández Miranda, que diz: “Meu general, lhe acho ciente da circunstância”. O que Franco responde: “eu Sei muito insuficiente, Miranda. O que pensa do evento? Como não poderia ser uma amargurado coincidência?
eu acho que não deveríamos descartar acaso”. Mas, a essa hora, a polícia agora descobriu o túnel escavado no subsolo da via Claudio Coello. Quando Fernández Miranda compareceu ao Palácio de El Pardo, o Rei imediatamente havia assumido que se tratava de um atentado e sendo assim lhe alegou: “Miranda, é o que nos move é a terra perante os pés”.